Blog do Vilar
Blog do Vilar

Blogueiro do Cada Minuto

Postado em 11/01/2017 às 13:04 por Lula Vilar em Blog do Vilar 0

Quintella tem demonstrado confiança em retomadas de obras no Nordeste




Por Lula Vilar

Folha

Ministro Maurício Quintella

Em conversas com aliados políticos, prefeitos alagoanos e amigos, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa (PR), tem demonstrado confiança na retomada e aceleração de obras importantes para o Nordeste. É o caso, por exemplo, de duplicações de estradas (como a BR-101), dentre outras vias.

Quintella sabe das dificuldades judiciais e de orçamento para algumas destas obras, mas tem informado que trabalha no sentido de buscar a desburocratização dentro e fora do governo federal. O ministro adotou a postura do diálogo com as demais instâncias – incluindo a Justiça – para mostrar a importância destas obras para a região.

Isto tem feito parte de sua agenda.

Um dos exemplos sempre citados é a decisão do Supremo Tribunal de Justiça que havia paralisado obras da duplicação. A liminar foi suspensa ao final do ano passado. Vale salientar que as obras estavam paradas desde o ano de 2013, quando o DNIT realizou a licitação.

A decisão de derrubada da liminar foi comemorada na época por Quintella. “A obra é de fundamental importância para o Estado. A duplicação vai dar mais conforto e segurança para quem por ela transita, além de aquecer a economia de Alagoas com o turismo e o transporte de cargas", disse no momento.

Em página oficial, o Ministério do Transporte deu destaque para as obras de infraestrutura no Nordeste, como a recente autorização assinada no Maranhão, que é a duplicação da rodovia BR-135 e a pavimentação de um trecho da BR-226. Por lá, investimento de R$ 66,5 milhões, com R$ 25 milhões já empenhados.

Quintella diz que há “décadas a falta de infraestrutura no Nordeste tem sido uma das grandes responsáveis pelas mazelas sociais que assolam os estados da região”. Assumiu o discurso de que as obras são, sobretudo, sociais.

Por sinal, a visão de Quintella é reforçada pelo presidente Michel Temer (PMDB), que se reúne – no dia de hoje, 11 – com núcleos do governo para tratar especificamente sobre a retomada das ações que estavam previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi o carro-chefe do governo petista nesta área. Porém, muito ficou na propaganda.

Temer já havia solicitado a lista das obras do PAC de maior importância que se encontram paralisadas ou andando de forma lenta. Caberá ao Planejamento e ao Ministério da Fazenda sinalizar o que será possível levar adiante frente às necessidades de cada pasta. Quintella pretende brigar para incluir o máximo possível de obras na região do Nordeste, em especial Alagoas.

Maurício Quintella Lessa é presença confirmada nesta reunião. Não se pode negar que isto traz capital político para o ministro. Quintella é apontado – ainda que não trate do assunto publicamente – como um possível candidato ao Senado Federal. Em Alagoas, tem trabalhado para ampliar alianças e conquistar espaços.

O PR de Quintella – na capital alagoana – elegeu dois vereadores. Além disto, ampliou o espaço na gestão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). O vereador eleito Ib Brêda (PR) ocupa a pasta da Infraestrutura municipal, o que garante um diálogo mais fácil com o ministério.

Os espaços ocupados pelo ministro e a forma como tem pensado sua atuação em Brasília (DF) o afasta naturalmente do grupo político liderado pelo senador Renan Calheiros (PMDB) quando o assunto é alianças visando projetos eleitorais. Porém, a ideia é que isto não atrapalhe execução de obras.

Estou no twitter: @lulavilar


Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.