Blog do Vilar
Blog do Vilar

Blogueiro do Cada Minuto

Postado em 09/01/2017 às 10:02 por Lula Vilar em Blog do Vilar 0

O Excelente Catracas Púrpuras de Pablo de Carvalho agora é de graça. Eu indico!




Por Lula Vilar

Sempre que posso uso este espaço para falar do que considero interessante na Literatura. Uma forma de dar uma pausa nos assuntos políticos em pauta. Lá vai então: Que maravilha,  Uma das belas obras do amigo e escritor Pablo de Carvalho está disponível de graça para leitores aqui neste endereço. É o Catracas Púrpuras.

A obra de Carvalho é de uma riqueza impressionante. Daquelas obras que se preocupa em dissecar a alma. Confesso que a minha preferida é o romance poético Iulana, mas também gostei muito de Catracas Púrpuras.

Há uma história interessante, pois conheci primeiro Pablo como escritor e depois ele se tornou um amigo. Em um primeiro encontro, ele me indagou o que achei de seu primeiro livro que é O Eunuco. Antes de dizer minha resposta, um adendo: Pablo já era amigo da minha esposa Vanessa Alencar, que estava ao meu lado na hora na pergunta.

Eis a minha resposta: "Não gostei. Achei que força a barra nas descrições minuciosas e peca nessa coisa de querer chocar. Quando o choque soa gratuito, eis algo que me desagrada. Mas o enredo é legal e por isso mesmo dispensaria os excessos".

Achei que Pablo me daria um soco, mas me agradeceu pela sinceridade: "Que bom que você foi tão sincero". A partir daí veio uma abertura para uma longa conversa sobre o livro.

Detalhe, eu estava bebendo com o cidadão na varanda dele. Confraternizávamos e discutíamos Literatura.

Mas, como disse a Pablo: "vejo no O Eunuco um futuro incrível, pois poucos escritores têm esse dom de uma narrativa tão densa. É só enxugar excessos, como você fez no maravilhoso Iulana. Eu não tardaria em relançá-lo de forma revisada depois de ter alcançado a maturidade apresentada em Iulana".

De O Eunuco para Iulana é um "espetáculo" de maturidade literária de quem consegue ser áspero, cru e ainda assim manter o lirismo. As primeiras páginas do romance são de tirar o fôlego. É incrível que tal obra não tenha chamado atenção de editoras grandes.

Catracas Púrpuras fez merecer o prêmio que ganhou. Na época, acho que 2013, foi o melhor livro de Literatura que li naquele ano. E assim como fui sincero com a crítica pesada, também o fui ao dizer isto ao Pablo de Carvalho. Enfim, baixem as obras de Carvalho e leiam. Vale muito!

É um dos escritores mais inteligentes que conheço.

Estou no twitter: @lulavilar


Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.